Com o objetivo de alertar sobre a importância de prevenir a doença renal crônica, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na segunda-feira duas palestras sobre o tema, na Unica, em Jundiapeba, e no Pró-Hiper, no Mogilar. A iniciativa é apoiada pelo Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes e marca as ações da Semana Municipal de Prevenção Renal, que é comemorada na segunda semana de novembro, coincidindo com o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro.
Entre as dicas repassadas ao público estão alguns sinais que podem indicar uma doença renal: pressão alta; inchaço (sobretudo no rosto, pernas e no corpo todo); sangue na urina; cólica renal causada por cálculos (pedras); indícios de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade para urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da frequência de micções); palidez cutânea e fraqueza (sem outras justificativas).
Quando não controlada e acompanhada corretamente, a diabetes pode levar à doença renal. Por este motivo, o Programa Hiperdia também está promovendo palestras de orientação para os seus pacientes. "Diabetes é uma doença que vem crescendo muito em todo o mundo e que causa uma grande preocupação. O que queremos fazer é orientar as pessoas sobre as formas de prevenção necessárias, com a adoção de hábitos saudáveis na alimentação", explica a coordenadora do Programa Hiperdia, Cice Strelec.
A Unica promoverá um evento especial para comemorar o Dia Mundial da Diabetes nesta sexta-feira, com a nutricionista Maria Carolina Marrano, que estará na unidade para prestar dicas de alimentação aos pacientes e frequentadores. A Unica fica na rua Professora Lucinda Bastos, 1.790, em Jundiapeba.