Os deputados estaduais da região devem destinar emendas para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi das Cruzes em 2016. A unidade atende 800 pessoas, mas deixou de receber pacientes novos de Itaquaquetuba e Suzano em função de uma crise financeira.
Os parlamentares também cobraram dos dois municípios que passem a colaborar financeiramente com a entidade, que hoje é mantida com recursos das administrações de Mogi (60%), Poá e Guararema.
"É com muita tristeza que recebo a notícia dos problemas enfrentados pela unidade de Mogi da AACD. A entidade realiza um trabalho de extrema importância no que se refere à reabilitação de pessoas. Desde meu primeiro ano de mandato parlamentar tenho encaminhado emendas com o intuito de contribuir para a compra de equipamentos e bens mobiliários para a unidade", ressaltou o deputado André do Prado (PR). Segundo ele, o último repasse, no valor de R$ 53 mil, está em tramitação e o convênio será assinado em breve.
Ele destacou também a importância das prefeituras de Suzano e Itaquá "realizarem uma força-tarefa a fim de colaborar com a entidade, tendo em vista que encaminham pacientes para o local, por isso, precisam repassar verbas para atender a demanda". Prado finaliza dizendo que "nada mais justo que as administrações ajudem essas instituições, já que é muito importante que exista uma responsabilidade solidária entre a União, os estados e os municípios".
Além de destinar uma emenda para a AACD, o deputado Marcos Damásio (PR) afirmou que encaminhará uma indicação ainda nesta semana ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) solicitando verbas específicas para a unidade mogiana.
"Conheço o trabalho da presidente voluntária, Onélia Miranda, e sei de sua seriedade na condução das ações, que são de extrema importância para os pacientes atendidos e suas famílias, por isso, mais que uma honra, é um dever contribuir", destacou Damásio.
Estevam Galvão (DEM) também reforçou o grupo dos parlamentares que destinam recursos para a unidade. "Todos os anos priorizo os recursos destinados através de emenda parlamentar para a área da saúde, por entender que é um setor que apresenta necessidades mais urgentes. Não fui procurado pela diretoria da AACD de Mogi, mas me coloco à disposição, inclusive para destinar emenda parlamentar para a instituição no próximo ano". No entanto, o democrata não comentou o fato de a Prefeitura de Suzano não ajudar financeiramente a associação.
Questionada pelo Dat, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD) afirmou apenas que irá encaminhar R$ 50 mil de emenda para a AACD.