Alavancar o turismo ferroviário em Mogi das Cruzes, como forma de aquecer ainda mais a economia local e regional, é uma das prioridades do deputado estadual Marcos Damasio (PR). Neste seu primeiro mandato, o parlamentar tem como foco angariar recursos para a infraestrutura ferroviária, a fim de que sejam ampliadas as viagens do Expresso Turístico ao município, inclusive com extensão do serviço até o distrito de Sabaúna. Na última semana, Damasio apresentou proposta de emenda de R$ 500 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA) da Assembleia Legislativa, para que, em 2016, Mogi das Cruzes receba investimentos para o turismo ferroviário nesta região.
Ontem pela manhã, o deputado acompanhou turistas paulistanos e representantes do Consulado da Bélgica na viagem temática do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o chamado "Trem da Cerveja Belga". A viagem teve início às 8h30 na Estação da Luz, com paradas na Estação Estudantes (10 horas) e Estação Ferroviária de Sabaúna (11h).
Ao conversar com os passageiros, Damasio ouviu elogios e solicitação de mais atrativos turísticos para a região. "As pessoas ficaram encantadas pela beleza natural de Sabaúna e também espantadas em saber que as viagens do Expresso da CPTM, nessa região, são raras. Com isso, estou ainda mais convencido de que é preciso lutar pelo desenvolvimento e pelo incentivo do turismo na nossa cidade", afirmou.
Quem estava no "Trem Belga", pode desfrutar de um almoço e degustação de três tipos de cerveja Belga. O evento contou ainda com o apoio do Belgian Club, Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa Brasileira no Brasil (Belgalux) e o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.
O cônsul da Bélgica, Karel Marien, também aprovou a "viagem temática", assim como sua mulher, Leiliane e os amigos Peter Puyneers e Bjorn Rondelez. "É algo diferente e muito original. Deveria ser realizada em mais oportunidades", disse.