O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) adquiriu um imóvel de
R$ 1 milhão com heliponto em um dos prédios comerciais construídos pela Helbor Empreendimentos no estacionamento do Mogi Shopping. O espaço será a sede particular da entidade, que hoje está instalada em uma casa alugada no centro de Suzano.
Segundo o presidente do Condemat e prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), o contrato de compra do imóvel foi assinado ontem, durante reunião entre os prefeitos da região. "Assinamos a perenização do consórcio, que agora tem seu endereço físico. Não vamos mais pagar aluguel. A previsão é mobiliar a nova sede no início do ano e fazer a mudança no primeiro semestre de 2016".
Segurança , conforto e vagas de estacionamento foram os itens levados em conta na hora da escolha do imóvel. "Temos reuniões ordinárias, extraordinárias e das câmaras técnicas. Os encontros itinerantes são políticos, quando contamos com a presença dos secretários, mas para as reuniões administrativas entre os prefeitos nós precisávamos de um ambiente adequado. Hoje, no prédio de Suzano, nós sofremos para estacionar os carros", detalhou.
Sobre o total de R$ 1 milhão, Bertaiolli afirmou que o valor acertado está abaixo do cobrado no mercado atualmente. "Fizemos um bom negócio. O pagamento será parcelado. Neste ano nós economizamos em tudo que foi possível para conseguimos nosso objetivo maior, que é a sede própria", explicou.
Reunião
Ainda na reunião do Condemat, os prefeitos de Ferraz, Acir Filló (PSDB); de Poá, Marcos Borges (PPS); de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB); de Guararema, Adriano Leite (PR); e de Santa Isabel, Gabriel Bina (PV); discutiram sobre a crise financeira enfrentada no País e trocaram informações sobre as medidas que estão sendo adotadas.
"Se trata de uma das situações mais difíceis que já tivemos notícia, as prefeituras estão tendo muita dificuldade para fechar o orçamento. Estamos discutindo alternativas adotadas para superar essa crise, sejam elas cortes de obras, eventos, horas extras e até gasolina. Os recursos estaduais e federais não estão acompanhando o aumento dos custos dos municípios".
Seminário
No encontro foram discutidos também os detalhes do 1º Seminário de Gestão Pública da região, organizado pelo consórcio. O evento acontecerá no próximo dia 14, no Auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) de Mogi das Cruzes. O objetivo é informar gestores, capacitar servidores e melhorar a eficiência da administração pública.