A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza amanhã a 5ª edição do Cadeiraço do Dia "D", em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A concentração está marcada para às 9 horas na Praça Coronel Benedito de Almeida, no centro. 
De lá, o grupo seguirá pelas ruas Dr. Paulo Frontin, Dr. Deodato Wertheimer, Professor Flaviano de Melo e Presidente Rodrigues Alves, chegando à Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural. O evento faz parte da Virada Inclusiva do governo do Estado e tem como objetivo promover a interação e comemorar as conquistas das pessoas com deficiência.  
Em Mogi, os avanços se acentuaram a partir da implantação da Copede, em 2009, que vem norteando as políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência e possibilitando importantes avanços na área. Entre as principais conquistas está a implantação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), em 2010, que realiza uma média de 1,7 mil procedimentos diversos por mês, como sessões de fisioterapia solo, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, serviço social e enfermagem. 
Outro avanço foi a construção do primeiro Ginásio de Paradesporto da região, inaugurado no ano passado, no bairro do Rodeio. Outros avanços têm sido registrados na área de mobilidade, onde o município conta com 100% da frota de ônibus adaptada e a implantação das novas avenidas, construídas seguindo os preceitos de acessibilidade, como as avenidas Yoshiteru Onishi e Julio Simões.