Levantamento feito pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê) junto a alguns lojistas aponta que o atendimento aos consumidores no Alto Tietê deve ser ampliado, principalmente nos setores de vestuário, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos. As principais lojas devem abrir hoje a partir das 8 horas (normalmente começa após às 9) e seguir, em alguns casos até às 21 horas, ou mais.
A exceção é para lojas de shoppings centers, que apesar de aderirem à Black Friday, terão atendimento normal até às 22 horas. No entanto, o Suzano Shopping informou que abrirá, exclusivamente, as 7 horas da manhã, e algumas lojas darão descontos de até 70%.
A expectativa, segundo o presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, é para que "haja um considerável aumento nas vendas do comércio varejista da região, uma vez que os descontos oferecidos variam de 60 a 80%, dependendo do setor". Há casos de lojas que devem promover estender os preços promocionais durante todo o fim de semana, o que está sendo denominado de "Black Weekend".
É o caso de uma loja de roupas e acessórios localizada no calçadão Doutor Deodato Wertheimer. em Mogi. Lá, segundo o Departamento de supervisão de vendas, peças de roupas femininas, masculinas ou infantis são oferecidas com descontos em torno de 80%, desde ontem. "Procuramos antecipar as promoções para que o consumidor possa verificar, em comparação a outros estabelecimentos, como de, fato, os preços da nossa loja são menores. Vamos ficar em promoção até domingo. Além disso, evita-se o tumulto e podemos dar ainda mais atenção a cada cliente", destacou a gerente da unidade.
"Na verdade, a Black Friday no Brasil, neste momento econômico delicado em que vivemos, é a grande oportunidade para a queima de estoque dos produtos que não foram vendidos no decorrer do ano. O lojista tem de aproveitar esse momento para investir em diferentes técnicas de venda, porém, sem esquecer de sempre prestar um bom atendimento ao consumidor, de prestar informações claras sobre o produto e também preço. O cliente que é bem atendido retornará mais vezes àquela loja. Além disso, evitam-se problemas com pós-vendas, o que prejudica a imagem do estabelecimento comercial", explana Airton Nogueira.