A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou no mês passado uma nova plataforma para mostrar a eficiência dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel, na qual disponibiliza informações sobre o sinal em cada município do País. O aplicativo informa quanto às tecnologias disponíveis e referências da qualidade na prestação dos serviços de voz e dados de cada operadora, e está disponível, gratuitamente, para celulares com sistema Android e IOS nas lojas Google Play e Apple App Store com o nome "Serviço Móvel". As informações, inclusive, são atualizadas mensalmente.
A plataforma também está na web com o link http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/, no qual o internauta terá acesso sobre a disponibilidade de sinal no local onde está. As informações são exibidas em um mapa, em que todas as operadoras podem ser encontradas.
Para avaliação da qualidade na prestação de serviço móvel, a Anatel disponibiliza as informações dos serviços de voz e de dados, nas redes das prestadoras, que são medidas pelos indicadores de acesso e queda nas conexões de dados. O usuário terá mais informações sobre as operadoras que ele escolher e a cobertura de sinal. Será possível consultar a qualidade dos serviços de dados nas redes das prestadoras de serviço móvel em todos os municípios, inclusive, o ranking das operadoras, com os indicadores de acessibilidade, conexão e quedas. O aplicativo permite ainda acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora, com a divulgação de um histórico.
O usuário também pode visualizar quais as estações licenciadas e em funcionamento, exibidas através de um mapa, com informações sobre a disponibilidade das tecnologias (2G, 3G e 4G) por operadora.
No aplicativo haverá três indicadores de conexão. A barra verde indica o atendimento ao indicador estabelecido, que é a partir de 98%. A amarela significa que o serviço atende entre 80% e 97,99%. A vermelha já expressa valor abaixo de 80%.