Alunos e professores de seis escolas municipais participarão, na quinta-feira, 26, das 8h30 às 16 horas, da 1ª Mostra Municipal de Robótica Educacional no Auditório do Cemforpe. O evento é aberto ao público e apresentará as atividades desenvolvidas durante o ano por meio do projeto de Robótica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. A iniciativa surgiu em 2011 em uma escola do Cocuera e tem se destacado em eventos e competições.
"Cada escola trará um grupo de alunos do projeto para apresentar uma experiência exitosa e ocorrerá também uma competição de sumô. A expectativa é receber mais de mil visitantes, em sua grande maioria alunos das escolas municipais", observou Ângelo Nunes Camargo, coordenador do Programa de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação. As rodadas de sumô começarão às 8h45. Serão cinco pela manhã e mais cinco no período da tarde.
No início do ano, as escolas receberam kits e desde então, os orientadores de informática participam de reuniões semanais para a troca de ideias e experiências. Dos encontros, surgiu a possibilidade de trabalhos com temas, como Astronomia, Acessibilidade, Energias Renováveis, entre outros - desenvolvido por orientadores em parceria com os professores das escolas municipais.
A escola pioneira no projeto é a EM Fujitaro Nagao, que por iniciativa da orientadora de informática Flávia Moreira, desenvolve o projeto desde 2011. A escola foi finalista da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e escolhida como a escola pública com melhor desempenho do Estado. A robótica educacional também é realizada no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru e nas escolas Coronel Almeida, Prof. Dr. Jair Rocha Batalha, Antonio Pedro Ribeiro, e Profª Apparecida Ferreira Cursino.