A Prefeitura de Suzano vai ampliar de 24 para 54 o número de câmeras de monitoramento da cidade. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Defesa Civil e Social, Clóvis Paoletti, durante evento sobre o Dia Nacional da Guarda Civil Municipal (GCM), que é comemorado hoje. Além disso, o município passará a contar em breve também com um micro-ônibus adaptado com equipamentos de vídeomonitoramento. O prazo para que a prefeitura já possa contar com as novidades não foi informado
O aumento da quantidade de câmeras será possível a partir de um convênio firmado entre o município e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Com essa ampliação, vários locais que antes não eram monitorados passarão a ser, entre eles o Parque Municipal Max Feffer, onde constantemente são registrados casos de furto e tráfico.
Já o micro-ônibus com equipamentos de vídeomonitoramento foi obtido por meio de um convênio da prefeitura com o Ministério da Justiça. Os aparelhos, que serão operados pelos agentes da GCM, terão um alcance de 500 metros.
Segundo o secretário, uma van e oito motocicletas também deverão chegar. "Aumentamos nossa frota de quatro para quatorze veículos e em breve teremos mais uma van e oito motos. Mesmo com a crise econômica, ampliamos o serviço que traz mais sensação de segurança e assim integramos cada vez mais nosso trabalho com as outras forças policiais que atuam no município. Quem ganha é a população", concluiu Paoletti.
Para celebrar o Dia Nacional da GCM,  a Prefeitura de Suzano realizou um evento ontem com mais de cem pessoas, entre autoridades e convidados. A Implantação da Lei Maria da Penha também foi lembrada. Paoletti conduziu a cerimônia, onde os responsáveis pela GCM de Suzano explanaram sobre a atuação da corporação no município e a história das Guardas no Brasil.
Como um agente de segurança pública do Estado com função policial, o guarda municipal atua de forma a fiscalizar e aplicar a lei. Ele deve impor, manter ou restaurar a ordem pública e pode conduzir suas ocorrências até o distrito policial. Os equipamentos públicos também recebem o apoio da GCM, como escolas, creches e unidades de saúde. 
O trabalho principal da GCM de Suzano é a realização do policiamento preventivo. Para isso, são utilizadas diversas modalidades: Policiamento Fixo (em pontos estratégicos e eventos), Patrulhamento Motorizado, Canil, Grupo de Proteção Ambiental (que atua em áreas rurais), Patrulha Maria da Penha (destaque na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica) e Ronda Escolar.