O governo estadual quer incentivar o turismo de um dia no Alto Tietê. Para isso, a Secretaria de Estado de Turismo tem colaborado para que os municípios criem opções de gastronomia, passeio e compras. Segundo o chefe da pasta estadual, Roberto de Lucena, a região possui um grande potencial turístico que precisa ser explorado.
"Estamos tratando com as cidades para que se adequem e se tornem estâncias turísticas e recebam recursos estaduais por isso. Estamos analisando o orçamento também para definir as verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Queremos que os municípios criem ambientes e opções para que as pessoas se interessem em vir para cá".
Lucena destacou ainda a proximidade do Alto Tietê com a capital, o que pode ser um diferencial. "Nosso objetivo é atrair pessoas que vem até São Paulo e podem esticar mais um dia da viagem para conhecer a região. Dessa forma, temos o turismo de um dia, onde o visitante pode fazer compras e passeios durante as horas que passar na cidade". (C.M.)