Cerca de 200 pacientes do Instituto Nefrologia de Mogi das Cruzes e Suzano passaram por avaliação bucal ontem, enquanto faziam a hemodiálise. O atendimento foi feito pelos alunos do curso de Odontologia da Universidade Braz Cubas, que participaram durante todo o dia da Caravana da Saúde Bucal, ação da 13ª Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca promovida pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Os estudantes fizeram avaliação e deram orientações de escovação e higiene bucal. Os casos que necessitam de tratamento foram encaminhados para a Clínica de Odontologia da UBC, que já é parceira da instituição e atende gratuitamente os pacientes do Instituto de Nefrologia que precisam de tratamento odontológico.
O enfermeiro assistencial do Instituto, Anderson Marcos Pinheiro de Lima, que acompanhou os trabalhos dos alunos na unidade de Mogi, disse que este tipo de atendimento é muito importante porque um problema odontológico pode interferir seriamente na saúde do paciente renal. "O paciente pode perder a oportunidade de fazer o transplante do rim se não estiver em dia com a sua saúde bucal. Por isso, apoiamos e agradecemos essas iniciativas", frisou.
Durante todo o sábado foram realizadas orientações e avaliações bucais em diversos locais de Mogi das Cruzes, entre eles: Largo do Rosário na região Central, na Escola Estadual Antonio Olegário dos Santos Cardoso em parceria com a Sociedade Organização Pão que Alimenta (SOPA), no Jardim Santos Dumont I (Brás Cubas) e na Associação Amigos de César de Souza.