As cidades da região elegem hoje seus novos conselheiros tutelares por meio do voto direto e secreto, assim como acontecerá pela primeira fez em todo o País. Os vencedores cumprirão mandato de quatro anos e terão a responsabilidade de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência. Em todo o Brasil, mais de 30 mil conselheiros serão eleitos para a função.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha do novo quadro. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência. Em Mogi das Cruzes, os eleitores da 74ª zona eleitoral votarão na Escola Municipal Coronel Almeida (rua Doutor Paulo Frontin, 240, centro), enquanto os eleitores da 319ª zona eleitoral votarão na Escola Municipal Profª Guiomar Pinheiro Franco (rua Maria Giacco Ramos, 199, Jardim São Pedro, César de Souza). Já os eleitores da 287ª zona eleitoral depositarão seus votos na Escola Municipal Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas (rua Guttermann, 151, Braz Cubas). Na cidade, serão eleitos 20 conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, e os escolhidos serão distribuídos em duas unidades.
Em Suzano, a população elegerá cinco representantes. Os moradores poderão votar nas escolas estaduais Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra, Chojiro Segawa e Tokuzo Terazaki, e na Escola Municipal Antônio Marques Figueira. Os munícipes podem consultar no site da prefeitura o local correto de votação, de acordo com o seu domicílio eleitoral.
Onze candidatos disputam a eleição para o Conselho Tutelar de Arujá. A escolha pode ser feita por qualquer eleitor da cidade na avenida Amazonas, 290, no centro, das 8 às 17 horas. Cartazes com o número e a fotografia dos postulantes serão fixados nas salas de votação para facilitar a escolha dos eleitores.
Em Ferraz,, a votação acontece em sete polos, mas os endereços não foram divulgados. Na cidade, 23 candidatos concorrem ao cargo, para o qual há cinco vagas titulares. O resultado será publicado no dia 5 de outubro no site da prefeitura (www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br). A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2016. A Escola Estadual Homero Fernando Milano, na avenida João Barbosa de Morais, 157, Vila Zeferina, abrigará a votação de cinco dos 20 nomes inscritos para o Conselho Tutelar de Itaquá.