As Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá finalizaram ontem o projeto "Água e Agora?", que teve início em fevereiro, com premiação das escolas vencedoras. Entre os resultados alcançados está a economia de 394 mil litros de água.
O projeto educacional foi elaborado com o objetivo de envolver gestoras, docentes, discente e a comunidade em geral para estímulo na institucionalização da educação ambiental com ênfase no tema "água" como prática pedagógica interdisciplinar.
Segundo a secretária de Educação, Sonia Regina Fernandes Afonso, o projeto envolveu 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino, entre creches, educação infantil e ensino fundamental. "Foi um projeto de suma importância para o município, pois todos nós sabemos que o aluno é um grande transmissor de informações e o que eles aprendem durante todos estes meses levarão para toda a vida, já que a crise hídrica é uma realidade e o nosso planeta pede socorro", enfatizou ela.
O projeto foi dividido em três categorias: redução de consumo de água na unidade escolar; envolvimento com a comunidade (a execução de ações fora da escola como forma de conscientizar a comunidade); e construção de "engenhoca" (invenção de utensílios para a redução de água).