Se por um lado os homicídios apresentaram elevação de quase 3% entre os meses de janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, a quantidade de roubos de veículos caiu 20,8% em todo o Alto Tietê. Apenas as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Guararema tiveram aumento nesses crimes, durante o período analisado. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)
Itaquaquecetuba é a cidade com o maior número de carros, motos e caminhões roubados até o mês de setembro. Segundo a pasta estadual, foram roubados neste ano 635 veículo, 28,3% a menos do que em 2014.
Suzano é o segundo município do Alto Tietê em número de roubos, foram 553 até o mês passado, 21,5% menor do que a quantidade roubada durante o mesmo período do ano passado, quando a secretaria fechou o levantamento com 705 veículos roubados.
Fecham a lista de cidades que apresentaram queda no número de roubo de veículos Mogi das Cruzes, redução de 25%; Santa Isabel, 34,1%; Poá, 32,4% e Arujá, com redução de 18,7%. Salesópolis e Biritiba Mirim não tiveram nenhum veículo roubado neste ano.
Na contramão desses municípios está Ferraz de Vasconcelos, local onde foram roubados 483 veículos neste ano, ante 431 no ano passado. (F.M.)