A Prefeitura de Itaquaquecetuba vai apresentar o novo hino oficial do município à população, hoje, às 16 horas, em sessão solene que será realizada na Câmara, com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), e o secretário municipal de Cultura, Joaquim Sebastião da Silva.
Durante a solenidade, a nova canção que representa a cidade será cantada oficialmente pela primeira vez, e quem receberá a honra de entoar o hino é o Coral Municipal, junto com a autora, Maria Cristoilma Almeida Rego. Ainda no evento, o prefeito assinará a lei que institui o hino oficial do município.
A ação faz parte das comemorações pelo aniversário de 455 anos de Itaquá, completados em setembro, e também pelos 62 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, que ocorre hoje.
Por problemas de ordem de direitos autorais, Itaquá não executava hino municipal em suas solenidades oficiais. Diante da ausência de um dos principais símbolos do município, por determinação do prefeito, a Secretaria de Cultura lançou o concurso público no mês de julho para a escolha de uma nova canção. Após julgamento de uma comissão especializada, composta por professor de língua portuguesa, historiador da cidade, entre outros jurados, foi escolhido o hino que passará a ser executado nos eventos oficiais.
Mamoru disse que está ansioso para ouvir a nova melodia. "Não vejo a hora de ver a cidade cantando o seu novo hino. Isso é o resgate da cidadania e do orgulho de ser itaquaquecetubense. Não era possível aceitar que uma cidade histórica como Itaquá não pudesse tocar o seu hino nas solenidades oficiais. Por isso, tratamos de lançar um concurso, e escolher a nova música que representará a cidade (em todos os eventos oficiais)", disse o prefeito.