Lançada ontem em Itaquaquecetuba, a campanha "Outubro Rosa - por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias municipais - prossegue hoje na cidade.
A partir das 10 horas, na praça Padre João Álvares, haverá a realização de uma ação social e a oferta de serviços gratuitos. A atividade prevê testes rápidos de saúde (aferição de pressão, glicemia, HIV), distribuições de mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serviços de beleza da Casa Aberta (corte de cabelo e manicure), feira de adoção de animais do Centro de Controle de Zoonoses, dicas de empreendedorismo da Secretaria e Desenvolvimento Econômico, orientações de Saúde e jurídicas, oficinas de artesanato e pintura, entre outros.
"Sou médico e sei a importância que tem a detecção precoce para o tratamento de qualquer doença. Todos os anos o câncer de mama atinge milhares de mulheres e a única forma de combater esse problema é incentivar a prevenção contra essa doença", alertou o prefeito Mamoru Nakashima.
No dia 24 haverá também a "Caminhada Rosa" pelas ruas centrais do município, seguida por uma nova ação social com as mesmas ofertas de serviços gratuitos que serão ofertadas hoje.
Para esse mês também está prevista a inauguração do "Cineclube Feminista", na Secretaria Municipal de Cultura. A proposta é apresentar em datas oportunas até o final de outubro filmes sobre mulheres com câncer e promover rodas de conversa sobre o tema após as exibições.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está coordenando atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e no dia 17 após a inauguração da UBS Centro deste mês promoverá também uma ação social com atividades físicas, culturais e orientações de saúde na Praça Padre João Álvares.
Para o "Outubro Rosa" a Secretaria de Saúde está coordenando atividades em todas as Unidades de Saúde, sendo programadas por cada equipe.