"Fazer o bem sem olhar a quem". E é assim que um grupo de universitários atuam no Alto Tietê, arrecadando e doando roupas, brinquedos e até alimentação para famílias e crianças carentes, sem buscar nada em troca. A iniciativa começou com uma campanha para ajudar moradores de rua no inverno, há dois meses, e hoje, devido ao grande alcance, nasceu a Organização Não Governamental (ONG) Juventude Ativa.
Composta por 12 jovens estudantes, a ONG ajuda, hoje, cerca de dez famílias e mais dezenas de crianças. Antes da organização surgir, um grupo de 15 pessoas iniciaram uma campanha no inverno para arrecadar roupas e cobertores para moradores de rua. Na ocasião, eles ainda fizeram um sopão para distribuir aos mendigos. "Dessa primeira campanha, sobraram muitas doações e fizemos a segunda ação em Suzano", contou a secretária-geral da Juventude Ativa, Jennifer Oliveira, de 20 anos. "A partir daí as pessoas não paravam de nos procurar para fazer doações. Chegavam sofás, colchões, utensílios para casa, roupas e brinquedos. Então decidimos montar a ONG", revelou.
Entre agosto e outubro, a ONG já ajudou cerca de 10 famílias e 50 crianças. Mais ações estão previstas pela organização. Como a de ontem, que beneficiou 20 crianças que sofreram abusos e moram em um abrigo, na Vila Brasileira, em de Mogi das Cruzes. "O abrigo que eles moram não tem quintal, então alugamos um sítio e conseguimos parceria de empresas e doações de brinquedos. Vai ter cama elástica, piscina de bolinhas e várias gincanas. Vamos passar o dia com eles", disse a secretária-geral da ONG. "São crianças que querem atenção e carinho e é isso que vamos levar a eles".
No Natal, a Juventude Ativa também vai realizar uma ação, na qual deve beneficiar mais de 200 crianças com a doação de kits com roupas e brinquedos. "Queremos fazer um bazar, em Suzano, onde vamos vender, a preço simbólico, roupas. Além disso vai ter barracas de artesanato e comes e bebes. O dinheiro arrecadado será revertido na compra dos materiais que vão compor o kit", explicou Jennifer.
A organização também faz doações à famílias de bairros carentes com cestas básicas e roupas. Quem puder contribuir com doações ou participar de um dia de visitas em abrigos ou asilos com os jovens da ONG, basta contatá-los pelo Facebook (facebook.com/juventude-ativa) ou pelo telefone (11) 9 9763-9624.