Em Itaquaquecetuba, já foram registrados 46 casos de câncer de mama apenas no primeiro semestre deste ano. Em 2014, 75 mulheres foram diagnosticadas com a doença.
Para conscientizar e prevenir maiores riscos entre o público feminino, a Secretaria de Políticas para Mulheres, juntamente, com a Secretaria de Saúde, farão hoje o lançamento oficial da campanha "Outubro Rosa".
No dia 24 deste mês ainda vai ocorrer a "Caminhada Rosa" pelas ruas do município. A partir das 10 horas de amanhã, a população conta com uma ação social na Praça Padre João Álvares, onde haverá exames rápidos de saúde, como a aferição de pressão, glicemia, HIV, distribuições de serviços de beleza e orientações de saúde, além de outros serviços gratuitos.
Mais de 20 casos de câncer de mama já foram registrados em Ferraz, apenas neste ano, segundo informações da Secretaria de Saúde, sendo que 19 diagnósticos foram da carreta "Mulheres de Peito", do governo do Estado. No ano passado, foram 11 ocorrências da doença no segundo semestre.
Para evitar que esses números continuem crescendo, o município ferrazense também dará início à campanha para conscientizar o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Neste sábado, inclusive, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão, exclusivamente, atendimentos às mulheres das 8 às 16 horas, nos seguintes bairros: Jardim Castelo, da Vila São Paulo, da Vila Santa Margarida, da Vila Santo Antônio e do Parque São Francisco. No próximo dia 24, a cidade ainda será palco da "Caminhada de Incentivo à Prevenção do Câncer de Mama". (F.M.)