As cidades do Alto Tietê já iniciaram o período de matricula para vagas em creches, ensino fundamental, ensino integral e até Educação de Jovens e Adultos (EJA). A meta das prefeituras é atender quem ainda está fora da rede municipal e as crianças que ingressarão em 2016.
Em Itaquá, os pais têm somente até sexta-feira para solicitar a vaga. Até o momento podem ser feitas as matrículas para as escolas de período integral (374 vagas) e creches municipais (1375 vagas) e comunitárias (501 vagas). Os responsáveis pelos alunos devem procurar as escolas mais próximas da sua residência e fazer a inscrição. É preciso levar certidão de nascimento da criança e comprovante de endereço.
Os pais de estudantes que estão fora da escola pública e desejam matricular seus filhos no ensino fundamental da rede pública de Mogi das Cruzes também já podem fazer a inscrição na escola municipal ou estadual mais próxima de suas casas. As vagas, até o momento, estão abertas também para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo final é até o dia 13 de novembro. Para quem já está matriculado, não é necessário solicitar a vaga, pois a rematrícula é automática.
Podem ser inscritas crianças a partir dos 6 anos ou que completam esta idade até 31 de março de 2016 e não frequentam escola pública, alunos com 7 anos ou mais que também estão fora da escola e pessoas interessadas na EJA. A rede municipal de ensino oferece atualmente turmas do 1º ao 8º ano, o que corresponde o ensino fundamental completo. Para se inscrever é preciso apresentar a Certidão de Nascimento e comprovante de endereço, além da carteira de vacinação.
As escolas municipais receberão até sexta-feira as inscrições para matrículas nas turmas de Infantil IV em período parcial, destinada a crianças que completarão cinco anos até 31 de março de 2016.
Em Arujá, crianças que completam 6 anos até 30 de junho de 2016 podem se inscrever para o 1º ano do Ensino Fundamental até 13 de novembro em qualquer unidade de ensino da rede municipal. "A vaga será disponibilizada, preferencialmente, na unidade mais próxima da residência do aluno, podendo o responsável solicitar a transferência no início do ano ou quando for de seu interesse", explica a responsável pelo Setor de Planejamento Escolar, Jussara Pinto Santos de Miranda.
A partir do dia 14 de dezembro, os pais devem procurar as escolas onde fizeram o cadastramento e tomar conhecimento da unidade em que a criança foi direcionada.
Já em Poá, faixas espalhadas pela cidade informam sobre as inscrições para vaga na educação infantil. O prazo que os pais terão para fazer é solicitação nas próprias escolas terá início no próximo dia 19, das 9 às 16 horas.