A Secretaria de Serviços Urbanos de Poá iniciou ontem a limpeza do córrego Campo Grande, no Jardim Nova Poá. O objetivo da prefeitura é facilitar o escoamento das águas e, consequentemente, combater de forma preventiva o alagamento na região. O mato estava bastante alto no local, chegando à altura das calçadas da avenida Adutora.
De acordo com o secretário Ezequiel Jacinto, a ação foi determinada pelo prefeito Marcos Borges (PPS). Os serviços no local são feitos de forma manual, com roçadeiras, já que a área dificulta o acesso de máquinas, porque a lateral do córrego é composta por gabiões.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em uma semana. O secretário afirmou ainda que a cidade se prepara para a época de chuvas com a execução de ações para prevenção contra enchentes, como o desassoreamento de trecho do córrego do Jardim Tamandaré.
Lá, parte do serviço já foi realizada. Foram extraídos terra e sedimentos, bem como a vegetação morta para captar mais água do entorno. De acordo com o secretário, está sendo feita a secagem dos resíduos para posterior encaminhamento ao aterro.
Iluminação
Atendendo também a solicitações de moradores, teve início ontem a troca de luminárias da rua São José, uma travessa da avenida João Peckny, que que dá acesso ao Jardim Nova Poá. Jacinto explicou que é feita a substituição das lâmpadas, que passarão a ser de vapor de mercúrio, e dos braços das luminárias. 
Os serviços para melhoria da iluminação são realizados constantemente, após a prefeitura contratar empresa exclusivamente para isso. Recentemente, esse trabalho foi feito no viaduto da rodovia Henrique Eroles (SP-66).