Mogi das Cruzes terá 65 Academias da Terceira Idade (ATIs) até dezembro de 2016. Atualmente, o município possui 55 estruturas distribuídas em diversos pontos da cidade. A Prefeitura estabeleceu uma meta para que até dezembro deste ano, 60 ATIs estejam em funcionamento. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) destacou que a implantação de novas academias estimula a qualidade de vida dos idosos mogianos.
Bertaiolli entregou ontem camisetas do programa Viva Mais Esporte Mogi para idosos que frequentam a academia da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba. Ao todo, foram confeccionadas duas mil camisetas que serão distribuídas para os idosos que utilizam as ATIs em Mogi. "A entrega um gesto simbólico. Nossa intenção é colocar uma grande quantidade de pessoas com idade acima de 60 anos na prática esportiva", ressaltou.
De acordo com o prefeito, a ampliação do número de ATIs tem o objetivo fazer com que os idosos passem praticar atividades físicas. "Na quarta-feira, entregamos a 55° ATI de Mogi. Agora, a questão é estimular que os idosos saiam de casa para utilizar as ATIs", destacou.
O prefeito ressaltou que nos últimos anos, a administração municipal tem realizado um grande investimento para os idosos do município. "Além das ATIs, contamos com a academia do Unica, o Pró-Hiper e teremos o Centro de Reabilitação Fisioterápica. O programa Viva Mais Esporte Mogi atende desde atletas até os idosos. Nosso objetivo é buscar a prevenção e a promoção de saúde das pessoas da terceira idade", acrescentou.
A manutenção das ATIs é realizada rotineiramente pela Prefeitura, mas a população que utiliza a academia também cuida dos espaços. "As pessoas mantém as ATIs e ajudam a cuidar das estruturas. Temos vários exemplos de pessoas que levam óleo lubrificante para fazer manutenção dos equipamentos. Este 'apoderamento' dos usuários é muito importante", ressaltou. (L.N)