O Alto Tietê tem seis municípios entre os 50 melhores do Brasil, segundo ranking divulgado pela revista "Isto É". No estudo foram avaliadas as 5,5 mil cidades do País em diversos aspectos, como indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais. Mogi das Cruzes e Poá foram as mais bem classificadas da região.
Além de estar na 41ª posição do ranking geral entre as 50 melhores cidades do Brasil, Poá aparece bem avaliada em mais dois indicadores - os fiscais, que avaliam a execução do orçamento, aplicação da saúde e educação, capacidade de arrecadação e sustentabilidade financeira, deixou o município entre as cinco mais bem avaliadas do País entre as cidades de porte médio. No setor da Educação, Poá ficou em 48º.
Mogi das Cruzes aparece em quatro indicadores, sendo a cidade mais bem avaliada do Alto Tietê. O município mogiano teve bom desempenho na execução de orçamento, garantindo a 23ª posição. No quesito padrão de vida, a cidade fica em 29º lugar e qualidade de vida, 39º. Com esses indicadores, a cidade garantiu o 47º lugar no ranking geral do estudo, como um dos melhores municípios brasileiros.
Suzano aparece como melhor do País no setor do comércio exterior, pois ficou na 25ª posição entre as melhores no desenvolvimento humano, em 33ª no quesito Atenção ao Jovem e 37º lugar na área de comércio exterior. "É uma grande satisfação fazer parte deste ranking. É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muito esforço para que a cidade volte aos trilhos do desenvolvimento", avaliou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).
Arujá aparece em dois indicadores do estudo desenvolvido pela Isto É, garantindo a 47ª posição entre as melhores do País em Habitação e 24º lugar no ranking que avalia o desenvolvimento humano.
Ferraz de Vasconcelos foi bem avaliada nos setores do mercado de trabalho e qualidade de vida entre as cidades de porte médio do Brasil, garantindo a 46ª posição nos dois rankings. E Santa Isabel foi bem avaliada nos indicadores fiscais que diz respeito a aplicação de recursos em Saúde e Educação, sendo vista em 12º lugar.