Mogi das Cruzes sediou ontem o primeiro Bike Tour. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Turismo, teve por objetivo estimular o cicloturismo na cidade. A modalidade turística, que consiste em viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte, vem crescendo a cada ano no mundo inteiro.
Parte dos ciclistas veio no Expresso Turístico, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que opera desde a Luz até Mogi com um vagão bicicletário, no qual as bicicletas viajam devidamente acondicionadas, e desembarcaram na Estação Estudantes, onde foram recebidos por um grupo de ciclistas de Mogi. Todos seguiram da Estação Estudantes com destino ao Distrito de Sabaúna, uma das rotas preferidas para ciclismo do município.
O coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, destaca que o Bike Tour, assim como o Famtour, realizado em setembro e que trouxe para Mogi um grupo de 50 ciclistas do Clube Amigos da Bike, é uma ação para promover o turismo na cidade, em especial para os amantes da bicicleta. "Ao chegar aqui, o ciclista tem a opção de pedalar pelos principais pontos turísticos da região central mogiana ou para quem gosta de aventura e Mountain Bike, o destino pode ser uma das diversas trilhas da região", disse.
A realização foi elogiada pela arquiteta Giuliana Pasquale, de 34 anos, que há quatro anos é adepta desta modalidade esportiva. "Eu sou de Mogi mesmo e vim recepcionar o pessoal que veio da Luz, em São Paulo, pelo Expresso Turístico. Acho importante a realização de eventos como este até para mostrar o que a cidade tem de melhor", disse.
A mesma opinião é compartilhada pelo ciclista Marcelo dos Santos, de 37 anos. No caso dele, a paixão pela bicicleta surgiu ainda na infância e sempre que possível utiliza o tempo livre para praticar o esporte. "O mais interessante do evento é justamente essa questão de incentivar o cicloturismo. Quanto mais pessoas vindo de fora pra conhecer as trilhas, melhor para Mogi. Ganha o município, que tem seu turismo melhor explorado e também o ciclista, que acaba desfrutando de um bom ambiente, fazendo aquilo que gosta", ressaltou.