Quase dois anos após ser apresentado, o projeto Via Mar, que prevê a construção de uma nova estrada que ligará Suzano à Baixada Santista e ao litoral norte, voltou a ganhar destaque na Imprensa nacional.
Na edição de ontem, a Folha de S. Paulo publicou matéria informando detalhes sobre o projeto, que inclui uma via de 36 quilômetros de extensão e com acesso pelo Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), próximo à estrada dos Fernandes, na região da Casa Branca.
De acordo com o Grupo Bertin, dono da empresa Contern Construções e Comércio Ltda., que apresentou a proposta para construção da via ao governo do Estado, o motorista seguiria um percurso formado por túneis e viadutos até Santos, próximo da entrada do Guarujá, na altura do pedágio existente na rodovia Cônego Domenico Rangoni. Nesse ponto, um túnel serviria de rota especialmente para veículos de carga até o Porto de Santos.
A construção da estrada de ligação, se aprovada, poderá se dar por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). De acordo com a Folha de S. Paulo, o projeto preliminar foi apresentado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) há dois anos, mas foi considerado "inviável" por causa da "conjuntura econômica nacional". Apesar das dificuldades, a instalação da via é bastante defendida pelo prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), já que ajudaria no desenvolvimento da cidade.