A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos realizou o "1º Seminário sobre Pessoas em Situação de Rua". O encontro aconteceu na última sexta-feira no Anfiteatro da prefeitura, que fica na rua Pedro Foschini, número 200, na Vila Romanópolis.
Sob o tema "O olhar diferenciado para quem vive em situação de rua na garantia dos direitos", o encontro trouxe experiências relatadas pela coordenadora do Consultório na Rua, Marta Regina Marques, que também coordena atividades do Pacto pela Cura, pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.
Acompanhada pelo assistente social Marivaldo da Silva Santos e pelos agentes sociais Samira Alves Matos e Clóvis Martins, que também fizeram exposições sobre o tema, Marta contou como o programa nasceu e qual o contexto histórico das pessoas em situação de rua, citando a chacina dos sete moradores de rua na Praça da Sé que aconteceu em 2004 e o "Dia dos Excluídos", que acontece todos os anos, no dia 7 de setembro, onde a população de rua reivindica seus direitos, como saúde, educação e trabalho.
Ao abrir o evento, a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Francisca Henrique de Oliveira, disse que o encontro foi fundamental para que todos pudessem aprender a servir e a ouvir as pessoas que vivem nas ruas.
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), também participou do evento, elogiando a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e a todos que realizaram o simpósio. "Não há nada mais importante do que uma administração que cuida das pessoas", conclui o prefeito.