O nível das cinco represas que compõem o Sistema Alto Tietê registrou, ontem, a 6ª queda seguida, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na segunda-feira, o nível de água armazenada era de 15,6%, já ontem baixou 0,1 ponto percentual, caindo para 15,5%.
As quedas voltaram a ocorrer nas represas da região logo após os temporais que atingiram o Estado de São Paulo, e que fizeram os reservatórios recuperar parte da água perdida. Mas com o fim das chuvas, e o calor intenso que faz em Mogi das Cruzes e nas cidades do Alto Tietê, 
Único estável
Na medição de ontem, o único Sistema que não registrou queda foi o Cantareira. O nível de água armazenada era de 16,3% da capacidade, estável em relação ao dia anterior. 
Já outros mananciais, a exemplo do Alto Tietê, também tiveram diminuição de água de segunda-feira para ontem. Com queda de 0,5 ponto porcentual, o Sistema Rio Claro foi o que apresentou a maior perda. Ontem operava com 57,4% da capacidade, contra 57,9% no dia anterior. O Rio Grande teve redução de 0,3 ponto porcentual, passando de 86,8% para 86 5%.
Já o Sistema Guarapiranga também registrou perda de água armazenada e operava ontem com 77,7% - 0,2 ponto porcentual a menos em relação à segunda-feira. No Alto Cotia, a variação foi de 0,2 ponto porcentual para baixo, de 60% para 59,8% ontem.
Sol e muito calor
O calor vai continuar hoje no Alto Tietê, com 34ºC em Mogi das Cruzes e chegando a 36ºC em Santa Isabel. Desde as 5h20, já estamos em uma nova estação, a primavera. E o calor continua na quinta e sexta-feira, com os termômetros atingindo 38ºC em Santa Isabel e 36ºC em Mogi. Só deve chover por aqui - e pouco - a partir do sábado. Com tanto calor, a umidade do ar também continua baixa, em torno dos 30%. As dicas são evitar exercícios ao ar livre, entre 10h e 17h, proteger a cabeça com chapéu ou boné, além da ingestão de muito líquido.