As ações do projeto "Nascer Feliz" chegam esta semana a novas Unidades de Saúde da Família (UFS) de Itaquaquecetuba.  A iniciativa prevê uma série de encontros para gestantes, incluindo palestras e oficinas mensais com especialistas, visando à orientação das mamães sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gestação, amamentação, direitos da família e ainda o planejamento familiar.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Ontem, a ação aconteceu na USF do Jardim América, onde foram apresentados os serviços disponibilizados pela Defensoria Pública do município. O mesmo assunto será abordado entre esta e a próxima semana na UBS do Parque Marengo e nas USFs Jardim Mirai, Pequeno Coração, Parque Piratininga, Jd Josely e Jardim Nicea.
As palestras são voltadas para todas as gestantes que recebem atendimento nas unidades da rede municipal de Saúde. O projeto que acaba de ser ampliado já atendeu um total de 176 mamães, que tiveram suas gestações acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (Marengo, Jardim Odete e Paineira).
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o projeto "Nascer Feliz", através de apoio, orientação, informações e oferta de cuidados, tem por objetivo dar uma melhor condição de vida à mulher, durante o período da gestação, quando ela se encontra mais fragilizada e vulnerável emocionalmente. Outra ação do projeto criado pela gestão do prefeito Mamoru Nakashima é oferecer acolhimento e melhores condições de vida, no sentido amplo, ao novo itaquaquecetubense que está chegando ao mundo.
Enxoval
As gestantes que participarem de todas as palestras (um total de cinco) receberão no encerramento do encontro um enxoval para o bebê, que inclui cobertor, casaquinhos, fraldas, travesseiro, entre outros itens para recém-nascidos.