Os prefeitos da região vão se reunir com o governo do Estado para retomar as discussões sobre a possibilidade de ligação das cidades do Alto Tietê com a Radial Leste. Quando foi lançado há mais de três anos, o projeto recebeu o nome de "Perimetral da Copa", mas até hoje não saiu do papel.
Durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na manhã de ontem, o presidente do consórcio, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), afirmou que o assunto é prioritário entre o grupo.
"O prefeito de Ferraz (Acir Filló-PSDB) levantou essa demanda e nós vamos dar toda atenção para isso. Nos próximos dias vamos marcar uma reunião com o secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, para tratar do assunto. Uma ligação da SP-66 (rodovia Henrique Eroles) com a Radial Leste (zona leste da capital) ajudaria muito no trânsito do Alto Tietê", declarou.
Questionado, Pelissioni afirmou que o projeto foi solicitado e iniciado, mas que deve ser concluído somente no final do ano. 
A ligação entre os municípios deverá prever o alargamento de vias já existentes em Ferraz, Suzano e Poá, além da construção de trechos da avenida em Mogi e também em Poá. No primeiro semestre de 2012, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que não via complexidades para a execução da obra. Apesar disso, o órgão solicitou que as prefeituras apresentassem um projeto referente ao trecho que cortará cada município.
No final de outubro do mesmo ano, o DER informou que os documentos apresentados pelas cidades não atenderam os requisitos técnicos exigidos e que por esse motivo o departamento decidiu contratar uma empresa especializada para elaborar o projeto. (C.M.)