O secretário municipal de Desenvolvimento, Osvaldo Bolanho de Faria e o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura, Luiz Carlos Pinheiro, representaram Mogi na solenidade de lançamento do Portal Via Rápida Empresa. 
O primeiro passo foi dado em junho de 2010, quando Mogi passou a contar com o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). A cidade foi uma das seis primeiras de todo o Estado a adotarem o sistema. O sistema permite que empresas de baixo risco façam licenciamento via Internet em um prazo de 48 horas (antes o prazo chegava a 35 dias). Desde que o SIL entrou em operação, 24.586 empresas já foram licenciadas no município pelo sistema.
Dado o sucesso do SIL, Mogi foi escolhida pelo Governo do Estado para ser uma das pioneiras na adoção também do programa Via Rápida Empresa, o que ocorreu em maio de 2013. O Via Rápida Empresa elimina a necessidade do empreendedor se deslocar até a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) ou aos postos e escritórios regionais. Na Prefeitura de Mogi , o Via Rápida Empresa está instalado no terceiro andar, na Sala do Empreendedor. Desde 2013, ele já beneficiou 9.588 empresas da cidade.