O mês de aniversário de Itaquaquecetuba será marcado pela entrega de obras e várias novidades em diversos setores, como Educação, Saúde, Lazer e Transportes. Um pacote de ações, incluindo novas creches e o novo Pronto Atendimento no centro da cidade, serão as maiores inaugurações previstas para setembro, segundo anúncio feito na manhã de ontem pelo prefeito Mamoru Nakashima (sem partido) e os secretários municipais em coletiva de imprensa.
O secretário de Saúde, William Sérgio Harada, adiantou os próximos lançamentos da pasta. "Temos o projeto 'Saúde no Centro', que inclui a inauguração do Pronto Atendimento 24 horas, no dia 8 de setembro. A unidade vai fazer 800 atendimentos por dia. Praticamente, 300 mil por ano. O equipamento nada mais é do que a população chamava de pronto-socorro do centro", disse.
Harada ainda lembrou da Inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, prevista para este mês. "Será um prédio mais moderno, com o aluguel mais barato. Vamos reunir nesse local o Centro de Especialidades da Mulher, serviços de atendimento especializado, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde". O laboratório municipal também deve abrir as portas nos próximos dias.
O chefe da pasta ainda adiantou que está na tentativa de trazer a Itaquá um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). "Adiante teremos mais esforço para pleitear, junto ao Estado, um AME. Porém, no município já existe o Centro de Especialidades da Mulher. Se isso acontecer, a gente consegue fortalecer os outros equipamento da saúde", disse.
No setor da Educação, o secretário Ronaldo Nava comentou sobre os lançamentos para o mês de aniversário da cidade, que incluem as inaugurações de três escolas de educação básica, no Jardim Maria Rosa, em 12 de setembro; no Morro Branco, dia 19; e no Parque Residencial Marengo, no dia 26. "Serão creches junto com educação infantil. Essas três unidades vão atender 120 crianças, incluindo serviços de creche para bebês de 0 a 3 anos e de educação infantil para crianças de 4 e 5 anos", disse. "Teremos também um convênio para aumentar a quantidade de creches. Uma comunitária vai atender no Pequeno Coração, que fica próximo à região do Maria Rosa, com 50 vagas".
Ainda em setembro, serão entregues sete escolas que receberam serviços de reforma em janeiro. "E iniciaremos esse mês a reforma de mais 33 unidades. Começamos no mês de setembro mais nove escolas. Muitas unidades estão há 20 anos sem nenhum tipo de manutenção".