Guararema completa hoje 116 anos e a população poderá comemorar o aniversário com inaugurações até o mês que vem, além dos eventos festivos que ocorrerão na cidade. O prefeito Adriano Toledo (PR) concedeu entrevista ao Dat e comentou sobre as novidades que estão por vir.
Embora a crise econômica afete diretamente os cofres públicos, ele fez um balanço positivo com relação às finanças da prefeitura neste último ano. O chefe do Executivo destaca as principais obras e projetos que o município conquistou recentemente.
Infraestrutura será uma das prioridades no ano que vem. Além disso, Toledo falou sobre a construção do Hospital Municipal de Guararema, que está prestes a ter início. Principal setor do município, o turismo continuará a ganhar atenção especial com investimentos. Um deles envolve o Morro do Gerbásio, que vai receber serviços de urbanização, incluindo um mirante.
Diário do Alto Tietê: O que Guararema tem para comemorar neste aniversário de 116 anos?
Adriano Toledo: A população de Guararema tem muito a comemorar com a programação que preparamos. Teve início neste mês e segue até outubro. Teremos as inaugurações do Centro Socioeducativo (CSE) Petrobrás, da Academia ao Ar Livre na Freguesia da Escada e da quadra coberta na Escola Keisaburo Honda, no bairro da Cerejeira. Além disso, no domingo (amanhã) realizaremos o nosso Desfile Cívico, cujo tema é "Os personagens das fábulas chegam em Guararema". Contará com a presença de 3,6 mil alunos de escolas municipal e estadual, Banda Municipal de Guararema, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Dat: Qual avaliação faz da situação econômica do País e qual o impacto em Guararema?
Toledo: Apesar do momento delicado da economia brasileira, com alta do dólar, perda do grau de investimento do País e taxa de desemprego elevada, considero o balanço positivo para Guararema. Como todas as prefeituras, nós tivemos as receitas tributárias bastante afetadas pela crise econômica na ordem de 25% a 30% de queda no Orçamento. Apesar disso, conseguimos manter os serviços ativos e investir em novas obras, projetos e programas.
Dat: Como estão as finanças do município?
Toledo: Vivemos um momento delicado com a queda nas receitas tributárias, porém, conseguimos dar sequência nas obras em andamento e até mesmo iniciar projetos novos. Vale destacar a construção da Creche-Escola no bairro Itapema, em parceria com o Estado. Também ressalto a construção e entrega da Ponte do Itapema que foi ampliada. No geral, este ano conseguimos concluir algumas metas que estavam no plano de governo, dentre elas o fortalecimento do Sistema Poliedro nas escolas, implantação da disciplina de inglês em toda a rede municipal, criação do programa que oferece curso pré-vestibular gratuito aos alunos do ensino médio. Iniciamos, recentemente, a escola de canoagem, uma das metas na área do Esporte. Na área de infraestrutura fizemos a pavimentação dos trechos críticos na estrada Mário Alves Pereira, no bairro da Petrobras, e estamos fazendo as calçadas da avenida Antônio Teixeira Muniz, próximo à entrada da cidade.
Dat: O que a população de Guararema pode esperar até o final de seu mandato?
Toledo: Temos procurado manter a qualidade de vida e a manutenção da cidade, além de trazer novos programas, novos equipamentos públicos. As obras que temos em andamento são as grandes novidades. Dentre as obras em fase final, podemos citar as da área da Habitação, que são 458 casas populares, sendo 50 no Itapema e 408 no Nogueira. Na área da Segurança, o Gabinete de Segurança Integrada (GGIM) será um importante equipamento com ferramentas mais modernas e eficientes para combater a criminalidade, além da sede definitiva do Corpo dos Bombeiros e Samu. Na área de Educação e Lazer cito o Cinema, que será uma ferramenta pedagógica para os alunos, além de ser nova opção de entretenimento. Além disso, temos outras obras em andamento e para o próximo ano pretendemos investir bastante em Infraestrutura, principalmente na pavimentação das estradas vicinais.
Dat: Guararema tem dois ex-prefeitos que se tornaram deputados representando a cidade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. De que forma a cidade acaba sendo beneficiada?
Toledo: Hoje, Guararema é privilegiada por ter dois representantes atuando nas esferas estadual e federal. O apoio e o intermédio do deputado federal Marcio Alvino (PR) e do deputado estadual André do Prado (PR), viabilizando recursos para diversas áreas e obras, têm sido muito importantes. Eles conhecem as necessidades e demandas de Guararema.
Dat: Como avalia o relacionamento do governo federal com Guararema?
Toledo: Nosso relacionamento tem se mantido produtivo porque temos o deputado Marcio Alvino que conduz as demandas do município. Eu posso citar entre elas a ponte da avenida Francisca Lerária, viabilizada pelo deputado por meio de emenda. Da mesma forma acontece com o deputado André do Prado, que é quem conduz nossas demandas no Estado.
Dat: O senhor tem pretensões eleitorais para 2016?
Toledo: Neste momento meu foco é administrar a cidade, manter a qualidade e o funcionamento dos serviços públicos e buscar investimentos para garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Mais adiante, quando chegar a hora, eu devo trabalhar a minha candidatura à prefeitura.
Dat: E como está o andamento do projeto para o Hospital Municipal de Guararema?
Toledo: Concluímos a desapropriação total de toda a área necessária para a construção do novo hospital. E também estamos concluindo todo o projeto de infraestrutura das imediações, incluindo o retaludamento da encosta do Morro Branco. Serão três setores para a construção do hospital, sendo que um será destinado para a área de estacionamento e no outro será o prédio da unidade. Em relação ao terceiro setor, ele servirá para outra obra pública, futuramente. No total, foram seis desapropriações nas quais a prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões. Além das desapropriações, já temos o anteprojeto e o estudo de viabilidade técnica do ponto de vista funcional do hospital. No geral será o maior projeto da história de Guararema. 
Dat: Sobre a Maria-Fumaça, quando, de fato, começa a funcionar?
Toledo: Está confirmado para o dia 16 de outubro o passeio inaugural da locomotiva. Toda a parte burocrática referente à liberação já está concluída e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) deverá divulgar em breve o valor dos ingressos e horários de passeio. Faremos um evento em que convidaremos algumas autoridades que contribuíram para esse processo, entre elas o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
Dat: Além da Maria-Fumaça, quais são os outros atrativos turísticos que Guararema tem para oferecer?
Toledo: Guararema já é atrativa por causa de suas belezas naturais. Além disso, contamos com atrações turísticas como o Parque Municipal da Pedra Montada, a Ilha Grande, o Recanto do Américo, a Casa da Memória, as Igrejas Nossa Senhora da Escada e Nossa Senhora da Ajuda, tombadas pelo Patrimônio Histórico. No caso da Maria-Fumaça, temos todo um contexto que vai além do turismo, promovendo um resgate cultural e histórico com a revitalização da Vila de Luís Carlos e recuperação das estações ferroviárias. Estamos em andamento com a urbanização do Morro do Gerbásio, onde teremos um mirante para apreciação da vista panorâmica da cidade. Temos ainda o projeto "Cidade Natal", que já está em seu sétimo ano e se consolidou como uma grande atração turística de Guararema, sem contar os eventos culturais e esportivos.
Dat: Qual é a mensagem que gostaria de deixar para a população de Guararema neste aniversário?
Toledo: Gostaria de parabenizar o povo de Guararema, que é o que nossa cidade tem de melhor. É por causa da dedicação e do amor da nossa população, empresários e comerciantes pela cidade que enfrentamos todas as dificuldades e, apesar da crise, continuaremos trabalhando. Temos uma série de metas para cumprir e o bem-estar de nossa querida cidade é a nossa prioridade.