Em quatro dias de fiscalização, as câmeras de monitoramento de Mogi das Cruzes flagraram 33 motoristas cometendo infrações de trânsito, o que equivale a pouco mais de oito autuações por dia. As multas foram aplicadas principalmente na região central do município e em Brás Cubas. O monitoramento é realizado pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) instalada na sede da Prefeitura. Os números são referentes entre os dias 4 e 7 deste mês.
De acordo com informações do secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, as principais infrações cometidas pelos motoristas foram avanço de sinal vermelho, estacionamento em fila dupla, em vaga de idoso, em vaga de pessoa com deficiência, além de estacionamento irregular em ciclofaixa e na calçada. Durante os quatro primeiros dias de fiscalização, condutores também foram multados por transitar na contra-mão.
Xiol destacou que esse é um período de adaptação e que o envio das multas para os motoristas flagrados seguirá o tramite normal da Secretaria de Transportes. A fiscalização por meio das câmeras de monitoramento de Mogi é regulamentada pela resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de junho de 2015.
O monitoramento que é feito por um guarda municipal começou a funcionar na sexta-feira retrasada. Atualmente, a cidade conta com 284 câmeras distribuídas entre ruas e prédios públicos. Deste total, 78 equipamentos podem captar imagens em vários ângulos. Os motoristas infratores receberão a multa com a observação que a autuação foi feita por meio do sistema de videomonitoramento. Xiol esclareceu que as imagens ficarão armazenadas pelo período estabelecido pela Ciemp, mas observou que o registro equivale a uma multa dada por um guarda municipal ou agente de trânsito durante flagrante na rua.
Segundo Xiol, a intenção da fiscalização é reduzir o número de casos de acidentes de trânsito no município. O secretário afirmou que nos cinco primeiros meses de 2015, o trânsito de Mogi fez 221 vítimas, das quais 11 fatais. No mesmo período do ano passado, foram 400 ocorrências registradas.