"Outubro Rosa" é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e os municípios do Alto Tietê já estão engajados na campanha, que tem início hoje com ações preventivas. O objetivo é orientar mulheres  a partir de 40 anos a fazerem o exame de mamografia e outros serviços gratuitos disponíveis ao público feminino.
Para mulheres que se encontram na classe de risco elevado, o exame deve ser feito já aos 35 anos. Estão nessa faixa aquelas com histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos, câncer bilateral - nódulos nos dois seios - ou de ovário em qualquer idade. Inclusive, se houver histórico familiar de câncer de mama masculino, a atenção também deve ser redobrada.
Em Poá, começa hoje, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a coleta para papanicolau sem a necessidade de agendamento, das 13 às 17 horas. Ainda haverá palestras para falar sobre a saúde das mulheres. A partir do dia 6, a cidade vai receber a carreta "Mulheres de Peito", na Praça de Eventos. O público acima de 50 anos não precisa de pedido médico, apenas a apresentação da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade móvel ficará no município até 7 de novembro.
Poá ainda vai realizar a 7ª Caminhada Contra o Câncer de Mama, no dia 24, com concentração às 8h30 na rua Vereador José Calil. A expectativa é reunir cerca de 4 mil pessoas. Quem quiser participar já pode se inscrever na sede da Secretaria da Mulher, na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, no centro, das 8 às 17 horas.
Além disso, a Prefeitura de Poá lançou a campanha 'Lenços para Vida' no início de setembro. A ação tem o objetivo de arrecadar lenços para mulheres que passam por tratamento contra o câncer, como forma de proporcionar e elevar a autoestima e a beleza.
Em Mogi das Cruzes, a campanha foi lançada ontem com o "Novembro Azul", que conscientiza sobre o tratamento de câncer de próstata. Amanhã, às 9 horas, o Parque Centenário receberá ações em prol da campanha, como aulas de ginástica e palestras.
As UBSs de Suzano farão coletas para exames de prevenção do câncer de colo de útero e papanicolau e darão orientações sobre o auto-exame diário de mama. Além disso, haverá ações de conscientização com palestras nos postos de saúde durante o mês de outubro.