Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que a cada dez estudantes do 3º ano do ensino médio, oito atingiram os níveis aceitáveis de alfabetização em leitura, escrita e matemática nos municípios de Suzano e Mogi das Cruzes, segundo a Secretaria de Estado da Educação.
A ANA é realizada nas escolas públicas, no qual mede o conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio. Sobre a escrita, do total analisado em Suzano, 88,05% apresentaram níveis avançados em escrita. Na questão da leitura, 88,13% dos alunos avaliados registraram os melhores índices. Em relação ao estudo da matemática, 60,25% dos alunos alcançaram a maior marca
Em Mogi das Cruzes, 85,56% dos estudantes avaliados tiveram as melhores notas no quesito da escrita. Sobre a leitura, 88,25% apresentaram níveis avançados. Com relação a análise da disciplina de matemática, o nível de conhecimento dos alunos é maior que o de Suzano, já que 61,11% dos estudantes apresentaram bom desempenho.
Segundo a Secretaria da Educação, a ANA apontou que o estado está a frente da média nacional em todas as disciplinas avaliadas. "Em escrita, por exemplo, 85,25% dos alunos paulistas estão a partir do nível adequado, enquanto somente 65,54% dos alunos em nível nacional se encontram neste patamar", informou a pasta estadual, por meio de nota destacando que em matemática, 61,65% dos estudantes do terceiro ano do ensino médio atingiram os níveis aceitáveis de conhecimento, enquanto em todo o País a média alcançou a marca de 57,07%.
"O resultado confirma outras avaliações nacionais e o próprio índice estadual, que mostra avanços significativos nos primeiros anos de ensino, o que é fundamental. Essa base sólida possibilita aos alunos um ingresso mais consistente nos demais segmentos e aumenta as chances destes estudantes terem um bom desempenho ao longo da vida escolar", avaliou o secretário da Educação, Herman Voorwald.