Há pouco mais de um mês operando em sua totalidade, o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) já tem refletido de forma positiva no setor imobiliário. De acordo com a Prefeitura de Arujá e com corretores de Itaquaquecetuba, a valorização de prédios, em especial comerciais, e terrenos, é grande, já que indústrias e pequenas empresas têm demonstrado maior interesse em se instalar no Alto Tietê.
De acordo com a corretora de imóveis Gisele Tarento, a procura por imóveis em Itaquá, entre eles galpões, cresceu nos últimos meses, o que tem feito com que o valor das locações e vendas fique mais alto. "O comércio de galpões é o mais forte, temos recebido muitas pessoas interessadas em abrir um negócio aqui. A cidade, assim como a região, ficou mais valorizada", destacou.
Para Gisele, até mesmo as locações residências cresceram. "Muitas pessoas vieram para o Alto Tietê para trabalhar na obra e muitas moradias foram alugadas, isso também aqueceu o mercado", completou a corretora.
Em Arujá, segundo o secretário de municipal de Obras, Juvenal Penteado, o "processo de valorização tem atingido a cidade como um todo, pois ele afeta a mobilidade urbana e, principalmente, estimula de forma direta e indireta a chegada de novos empreendimentos, atraídos pela vinda do Rodoanel".
O chefe da pasta ressaltou também a busca por galpões, muito procurado por empresas de logística. "Arujá está situada na Região Metropolitana de São Paulo, onde muitos investidores buscam a melhor logística para sua empresa. Um exemplo disso são galpões de logística e armazenamento, cujo principal fator para a escolha de sua localização é a posição geográfica, que deve favorecer a circulação viária de um município ao outro, bem como de Estado para Estado".
Incentivo
A Prefeitura de Arujá está trabalhando para que sejam criadas novas regras de licenciamento e também na revisão da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. As medidas visam atrair novas empresas. "Estes são instrumentos essenciais para controle, desenvolvimento e progresso da cidade de forma ordenada", acrescentou Penteado.