A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realiza, amanhã, plantão de conciliação para atender mutuários inadimplentes, em Itaquaquecetuba. A ação faz parte da campanha "Fique em Dia com sua Casa". O município tem cerca de 950 pessoas em dívida, com R$ 6,7 milhões em débitos. O atendimento será realizado no Espaço Cidadão, na Estrada de Santa Isabel, 1.100, no bairro Monte Belo, das 9h30 às 15h30.
A ação foi lançada em 2011 e, desde então, o volume de dívidas caiu 12,27 pontos percentuais, segundo informações do secretário da Habitação, Rodrigo Garcia. Ele contou que a inadimplência na carteira dos mutuários da CDHU era de 29,24% e hoje está em 16,97%. "A meta é reduzir ainda mais, pois quanto menor o índice, maiores serão os investimentos em moradias", disse.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Habitação, juntamente, com a CDHU vai promover audiências de conciliação pré-processual para atender os mutuários inadimplentes do município. A ação será no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc). A campanha é voltada para os moradores que residem em conjuntos da companhia e que possuem mais de três parcelas em atraso.
A campanha "Fique em Dia com sua Casa" vai oferecer condições especiais de pagamento. Segundo informações da CDHU, os casos serão analisados individualmente, de acordo com a situação financeira do titular do contrato. Os interessados em firmar um acordo com a companhia, devem comparecer ao local do plantão de conciliação munidos de documento de identidade, CPF e um boleto da prestação do imóvel pago ou não.
A companhia ainda divulgou que Itaquá tem um total de 4.039 contratos ativos e que, antes da campanha "Fique em Dia com sua Casa", o índice de inadimplência no município era de 40,67%, de acordo com dados de junho de 2010. Hoje, esse índice caiu para 23,61%, totalizando uma dívida de R$ 6.770.139,23.