Mais de 60 mil crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil em sete municípios do Alto Tietê, segundo informações divulgadas pelas prefeituras. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação já atingiu, aproximadamente, 66% da meta estipulada na região. A ação teve início dia 15 de agosto, em todos os postos de saúde, e segue até o dia 31, com exceção das cidades de Suzano e Itaquaquecetuba que prorrogaram até o dia 10 de setembro. Os pequenos com idades entre seis meses e cinco anos estão sendo vacinados com duas gotinhas.
O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é manter o País livre da paralisia infantil. Além disso, durante a ação, os pais ainda têm a oportunidade de atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, já que as vacinas que compõe o calendário básico da caderneta infantil também estão disponíveis.
Em Suzano, a campanha foi prorrogada até o dia 10 de setembro para atingir a meta. Até ontem, o município atingiu 68,27% do objetivo. "Fica difícil para as pessoas pensarem na prevenção de uma doença que está erradicada. Apesar disso, é imprescindível que o público-alvo seja vacinado de modo a evitar a reintrodução do vírus no País", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Suzano, Elizangela Lima.
Alcance
O maior índice de crianças imunizadas no Alto Tietê é o de Poá, onde 73,31% da meta foi alcançada e 15,1 mil pequenos foram vacinados. Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Saúde conseguiu vacinar cerca de 70% do público-alvo e cerca de 18 mil pequenos foram imunizados.
Em Itaquaquecetuba, 63,93% da meta foi atingida e cerca de 15,8 mil crianças tomaram a gotinha nesses 12 dias de campanha.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos, quase sete mil crianças foram vacinadas no município, ou seja, 57,64 da meta foi atingida. Na cidade ferrazense, ainda haverá uma ação para atrair mais crianças.