Mais de 200 mil estudantes voltarão para as salas de aula a partir de amanhã. Somente da rede estadual são 190 mil alunos que retomarão os estudos, o que refletirá no trânsito e também no transporte públicos, que devem ficar sobrecarregados.
Na  Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, que atende as cidades de Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis, 65 escolas com aproximadamente 46 mil alunos voltarão do recesso; já a Diretoria de Ensino de Suzano, que engloba Suzano e Ferraz de Vasconcelos, serão 65 escolas com aproximadamente 58 mil alunos, de volta às atividades. Em Itaquaquecetuba, 54 mil alunos encerram suas férias hoje.
Exame
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a volta das atividades será marcada também pela nova edição da Avaliação de Aprendizagem em Processo (APP). O exame, obrigatório em todas as escolas com classes do 2º do ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos no primeiro semestre e apontar estratégias para o aprendizado até o fim do ano letivo.
A orientação da pasta é que as unidades apliquem as provas entre 3 e 7 de agosto. A direção das escolas tem autonomia para definir o melhor horário e dia da semana. A avaliação inclui questões de todas as disciplinas propostas pelo Currículo Oficial do Estado , entre elas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. O conteúdo exigido nas provas varia de acordo com o ciclo de ensino.
Municipal
Em Suzano, pouco mais de 24 mil alunos da rede municipal de ensino retornarão para as escolas. No período de recesso, a prefeitura realizou um mutirão de reparos nas escolas visando reestruturar os espaços utilizados por todo o corpo pedagógico. Além disso, algumas escolas que foram danificadas com ações de vândalos também recebem os serviços.