O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes receberá o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA)". A premiação foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta oitava edição, 93 projetos de hospitais e centros de saúde de todo o País foram encaminhados e tentaram obter o prêmio. No entanto, destes, apenas os 15 melhores, entre eles o do HMMC, foram selecionados pelos organizadores e, em razão disto, receberão o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente - Categoria Destaque". O Hospital Municipal de Mogi é o único representante do Alto Tietê selecionado neste ano.
Entre os projetos ganhadores há apenas duas unidades que realizam atendimento municipal: o HMMC e uma UBS da capital paulista. Todas as outras têm como perfil serem referências regionais ou estaduais. Entre as instituições que serão premiadas estarão representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O relatório descritivo desenvolvido pelo HMMC, que resultou no prêmio descreveu as ações de sustentabilidade implantadas, como a utilização de energia solar para o aquecimento da água usada nas torneiras e chuveiros, por meio de painéis solares; a reutilização da água da chuva utilizada nas descargas sanitárias; e o espaço verde existente no Solarium. O Hospital Municipal é o primeiro prédio público sustentável construído em Mogi. A premiação, quando uma placa de reconhecimento será entregue, ocorrerá na cerimônia de abertura do Seminário Hospitais Saudáveis - SHS 2015 no dia 1° de setembro, em São Paulo.