A Prefeitura de Itaquaquecetuba implantou a "Ronda Maria da Penha", que será desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de fortalecer a prevenção à violência contra a mulher. A iniciativa tem participação das Secretarias de Segurança Pública e de Políticas para Mulheres.
O trabalho será desenvolvido por seis guardas, sendo três por plantão. Para realizar as rondas todos os profissionais passarão por capacitação e treinamentos. O projeto foi anunciado na semana passada durante um evento na Câmara. A abertura contou com uma palestra que explanou o desdobramento das ações da "Patrulha Maria da Penha" em Suzano, abordando o acompanhamento integral das medidas protetivas aplicadas às mulheres vítimas de violência doméstica. O tema foi apresentado pela GCM Rosemary Ferreira Caxisto.
O evento contou com a participação da secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa, do comandante da GCM, Alexandre Siqueira, bem como do subcomandante da GCM de Itaquá, Claudio Roberto da Silva e dos guardas que irão trabalhar na "Ronda Maria da Penha".