O Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, é palco de uma ação de arte e cultura, desde ontem, que oferece oficinas e workshops gratuitos, junto às paisagens naturais do local. O evento continua hoje, até as 15 horas, com aulas gratuitas de artesanato, maquiagem, música e palestras sobre negócios e empreendedorismo. Trata-se da primeira Feira Cultural e Empreendedora, organizada pelo Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer). O parque fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, s/nº, César de Souza.
O ambiente junto à natureza atraiu várias pessoas, já que o sol também resolveu aparecer. Segundo a organizadora do evento, Juliana Guedes, apenas na manhã de ontem, pelo menos, 40 pessoas já tinham passado pelas oficinas. Os interessados podem comparecer ao parque a partir das 9 horas de hoje. "As inscrições são realizadas na hora e após o curso, que dura entre 40 minutos e uma hora, o participante já sai com o certificado em mãos", explicou Juliana.
Muitos visitantes também foram para prestigiar o trabalho do artista plástico Sócrates Nogueira, que realizava pintura ao ar livre e já ensinava alguns truques para os interessados em aprender. Ele também ficará hoje no parque, a partir das 11 horas, para ministrar um workshop. "Uma oficina dessas não sai por menos de R$ 600. E hoje estou aqui para fazer esse trabalho de graça", disse o artista.
A programação de hoje inclui, também, oficinas de crochê, fuxico, biscuit, maquiagem, além de palestras sobre gestão e negócios com temas sobre o microempreendedor individual e as ferramentas digitais, gerenciamento, estratégia de vendas, excel, turismo e produção gráfica.
Os interessados por temas culturais terão à disposição aulas de violão, canto, maquiagem teatral e até fotografia. Enquanto as mães participam das oficinas, os filhos podem ficar em um espaço interativo, onde vão praticar atividades de pintura. Já na feira de artesanato é possível encontrar bolsas, colchas, chinelos bordados, peças em crochê, além de produtos em madeira e até doces artesanais. Tudo produzido pelos estudantes do Crescer. (F.F.)