O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) admitiu que a situação hídrica é crítica no Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), que abastece a região e parte da Grande SP. A oficialização foi feita na terça-feira, no Diário Oficial do Estado (DOE), em que o superintendente, Ricardo Daruiz Borsari, admite a gravidade e o risco de comprometer o abastecimento público.
Questionada pelo Mogi News sobre quais medidas serão adotadas diante da crise, o DAEE se limitou ao responder que o órgão "não tem nada a acrescentar além do que está exposto na Portaria DAEE-2617".
Na publicação oficial, Borsari "declara em situação de criticidade hídrica a região da bacia hidrográfica do Alto Tietê. E afirma que "pela gravidade da situação de armazenamento dos reservatórios do Sistema Produtor Alto Tietê, com risco para o abastecimento público, ações de caráter especial deverão ser adotadas para assegurar a disponibilidade hídrica de modo seguro e eficiente".
A medida poderá prejudicar diretamente os produtores rurais que fazer uso dos recursos hídricos para irrigação, já que o órgão poderá suspender as licenças de captação particulares de águas superficiais e subterrâneas, considerando "infração a utilização de recursos hídricos em desacordo ou sem a outorga DAEE".
O Governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, ontem, que não haverá limitação de água para a indústria ou agricultura e ainda disse que a publicação é apenas uma ação "burocrática normal do DAEE".