A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, por meio da Vigilância Epidemiológica, vai receber uma homenagem do governo do Estado pelo trabalho desenvolvido no programa de eliminação da hanseníase no município.
Na próxima sexta-feira, a coordenadoria de controle de doenças epidemiológicas do Estado irá homenagear os municípios que cumpriram a meta de eliminação da doença e se destacaram nas ações realizadas durante o primeiro semestre deste ano em todo o Estado. O evento acontecerá no Centro de Convenções Rebouças.
Hoje no município existem apenas dois casos, que recebem o tratamento mensalmente na Vigilância. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os casos da doença não atinjam 1 em cada 10 mil habitantes. Neste caso se considera a doença controlada.
O secretário de Saúde Willian Harada ressalta que o trabalho da Vigilância Epidemiológica é muito importante para acabar com a hanseníase na cidade.
"As ações que a Vigilância de Itaquá vem desenvolvendo nos postos de saúde e principalmente em escolas tem ajudado muito a diagnosticar as doenças rapidamente, e assim o tratamento é mais eficaz", disse Harada.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença contagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem.
A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Na pele a doença se apresenta por manchas esbranquiçadas, avermelhadas, com queda de pelos na região e perda de sensibilidade.
O tratamento é realizado no CS II de Itaquaquecetuba, no Ambulatório de Dermatologia localizado na Praça Padre João Alvares, nº 27, no centro.