Após 12 dias de descanso, as férias escolares se encerraram oficialmente ontem para mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. A volta às aulas, como de costume, foi marcada por um misto de sentimentos. Se por um lado muitos estudantes aguardavam o encontro com os amigos, outros já sentiam saudades dos dias em que ficaram longe dos estudos.
De acordo com Jorge Camargo, de 63 anos, motorista de uma van escolar, como já era esperado, o primeiro dia após as férias foi marcado por algumas ausências. "Nem todos as crianças vieram hoje. Mas isso é normal, pois nem todas as mães mandam os filhos para a escola na primeira semana, principalmente, quem possui outros filhos estudando na rede estadual. Elas deixam para que retomem as aulas no mesmo dia", disse.
A pequena Victória Neme, 8, que estuda na escola municipal Coronel Almeida, na região central, aguardava ansiosa o reencontro com a turma.
"Eu gostei de voltar para escola hoje porque estava com saudade das minhas amigas", contou.
Já Nathaly Fernandes, 8, que frequenta a mesma unidade, não ficou muito feliz. " Achei que essas férias passaram muito rápido. Preferia continuar em casa, porque não precisava acordar cedo", lamentou.
A dona de casa Sandra Dias, 31, ressaltou a preocupação para que a filha não perca nenhum dia de aula.
"Na primeira semana muitos pais acabam não trazendo os filhos, mas eu faço questão que ela venha. Acho muito importante o primeiro dia, até mesmo para criança já ir pegando o ritmo. Além disso, é nesse momento que os professores falam o que eles irão ver durante o semestre", comentou.