Para celebrar o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, Mogi das Cruzes participa, amanhã, da "Hora do Mamaço", que será realizada às 10 horas, no Largo do Rosário. O evento é uma iniciativa do Grupo Apoio Materno Solidário - AMS Brasil e será realizado em parceria com o Banco de Leite da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ampliar a conscientização, reflexão e discussão da sociedade sobre a importância do ato de amamentar.
Neste ano, o tema da campanha em todo o mundo será "Mulher Trabalhadora que amamenta: vamos tornar possível!", foco que será abordado também entre os dias 3 e 7 de agosto, quando acontecerá a 3ª Semana Municipal de Aleitamento Materno no município. "Nossa equipe técnica fará visitas às empresas e comércios para levar informações sobre os benefícios da amamentação e dicas sobre como incentivar as funcionárias à prática do aleitamento", explica a secretária adjunta de Saúde e coordenadora do Banco de Leite Humano, a pediatra Rosângela Débora Cunha.
A OMS preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Diante da realidade trabalhista do retorno ao trabalho após 120 dias, as mães podem gozar do direito de descanso de uma hora durante a jornada de trabalho até que o bebe complete seis meses.