A judoca Gabriela Clemente está em Pindamonhagaba, no Vale do Paraíba, para um período de treinamentos com a seleção brasileira de judô, visando a disputa do Campeonato Mundial Sub-18, que acontece entre os dias 5 e 10 de agosto, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina.
Além de ser o primeiro Mundial que irá disputar, essa também será a principal competição da mogiana de apenas 16 anos em 2015, já que estará em jogo, além da medalha de ouro, importantes pontos para o ranking mundial juvenil. Caso vá bem, Gabriel, que foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com outras 19 atletas da categoria Sub-18, colocará de vez seu nome entre as principais judocas na categoria meio-leve (até 48kg) de todo o mundo. O embarque para a Bósnia será domingo.
Antes de se apresentar à seleção Sub-18, no Centro de Treinamentos da CBJ, em Pindamonhangaba, Gabriela foi uma das atletas de apoio da equipe principal nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e contribuiu para o sucesso da medalhista de bronze na categoria ligeiro, Nathália Brígida.
"Foi muito bom estar apoiando a seleção principal no Panamericano do Canadá. Se eu me dedicar posso chegar onde eles estão. Me espelhei muito neles", disse a jovem atleta, que está bastante confiante para sua estreia em mundiais. "Minha expectativa para esse Mundial está muito positiva. Vou dar o meu melhor e, com toda a certeza, sair com a medalha de ouro", falou a judoca ao site da Confederação Brasileira de Judô.
Além da experiência no Pan com a seleção principal, na semana passada, Gabriela disputou o Pan-Americano Sub-18, realizado em San José, na Costa Rica, e conquistou o título da competição. Esse foi a quinta medalha de ouro em pan-americanos de judô da carreira da atleta.  
Atualmente, Gabriela defende o Naútico União, do Rio Grande do Sul. No entanto, a judoca iniciou sua carreira no Mogi/Chiao/Judô, sob a supervisão do mestre Paulino Namie (J.P).