A carreta móvel do programa Mulheres de Peito deve realizar o exame de mamografia em, pelo menos, 600 pacientes em Ferraz de Vasconcelos. A ação teve início ontem com grande procura e permanece até dia 7 de agosto na cidade para prestar atendimento gratuito ao público feminino com idade a partir de 35 anos. A unidade está instalada na Praça de Eventos, localizada na avenida Brasil, no centro, e disponibiliza o serviço das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, mas o ideal é chegar cedo, já que há um limite de 50 atendimentos diários.
O primeiro dia de ação já registrou movimento intenso e grande procura pelos serviços. "Ainda existem muitas mulheres que não fazem esse exame e o objetivo também é conscientizá-las sobre a importância de fazê-lo", contou o secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira. "Hoje (ontem), por volta de 9 horas, já havia uma fila de, aproximadamente, 40 mulheres para realizar o exame. A carreta vai ficar por 15 dias no município, mas se houver alguma demanda reprimida na cidade, o programa poderá ser ampliado por mais alguns dias para atender a todas", adiantou o chefe da pasta.
Segundo o secretário, mulheres com idades a partir de 50 anos que quiserem fazer o exame de mamografia por meio do programa é só comparecer na Praça de Eventos com documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "As mulheres com idade entre 35 e 49 anos têm de levar o RG, cartão do SUS e o pedido médico", explicou. "O pedido, inclusive, também pode ser feito lá mesmo, pois teremos uma equipe de médicos da prefeitura para que todas possam fazer a mamografia", completou. Ferreira também ressaltou que o limite de atendimento é 50 por dia e por ordem de chegada.
O programa Mulheres de Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde destinado a mulheres de 50 a 69 anos. A ação tem o objetivo de ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS.