As altas temperaturas dos últimos dias pegaram os mogianos de surpresa. Os casacos e blusas foram deixados de lado e deram lugar às camisetas e roupas mais frescas. Nesta semana, a temperatura chegou à casa dos 29° em Mogi das Cruzes e a tendência é que o tempo permaneça aberto nos próximos dias. O aumento repentino de temperatura aqueceu o comércio de bebidas no centro da cidade e os comerciantes comemoram.
De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas mais altas devem continuar até o início da próxima semana. As máximas previstas variam entre 25° e 26°. Os períodos de sol irão prevalecer na maioria dos dias.
O vendedor Lucio Humberto de Paula Oliveira, de 34 anos, comemora o aumento nas vendas de água. "Normalmente no inverno, as pessoas não costumam comprar muita água, mas nesta semana as vendas triplicaram. Estávamos vendendo muita pipoca, mas agora a água e os sucos também estão saindo", disse.
O gerente Vicente Dantas, 41, informou que a procura por água de coco também cresceu. "Com o frio, vendemos mais doces, agora conseguimos equilibrar as vendas. Com a queda no comércio, esse calor veio para ajudar", avaliou.
Com o calor mais intenso, os mogianos também não abrem mão do filtro solar e de sombrinhas para se proteger do sol. A hidratação é apontada como um item importante: "Costumo consumir mais líquido durante o inverno e, com o esse calor, acabo bebendo mais água. Acredito que a água de coco acaba hidratando melhor."
Dengue
Com os dias mais quentes, também é preciso ficar atento com a dengue. É importante observar se existe água parada e eliminá-la. Durante esse mês, o Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue está realizando a segunda edição da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada pela primeira vez em janeiro deste ano, com a visita dos agentes às residências e comércios para coleta de materiais para análise.
Esse trabalho é feito para identificar quais regiões do município que apresentam a maior infestação do mosquito. Os resultados são importantes para criar estratégias de combate à doença.