"Para mim, é muito importante tirar o RG do meu filho e torná-lo um cidadão como todos", afirmou Thayná Rafaela de Oliveira Arantes Moscardini, 19, mãe do Carlos Eduardo, de apenas 5 meses, que o levou ao Poupatempo de Mogi das Cruzes para tirar a sua primeira carteira de identidade.
A jovem se surpreendeu ao ver que Carlos Eduardo se divertiu na hora de tirar as digitais e não chorou, como ela temia. Thayná disse que está ansiosa pela chegada do documento do bebê. "Além de ser prático, esse primeiro RG vai servir de lembrança, porque vou poder olhar para um documento com a foto do meu filho ainda bebezinho", destacou.
Dados oficiais do Poupatempo mostram que, no Estado de São Paulo, mais 180 mil crianças abaixo de 3 anos tiraram o RG entre janeiro e dezembro de 2014. As pesquisas ainda apontam que, de janeiro a maio deste ano, mais de 95,2 mil bebês (crianças de menos de um ano) adquiriram o documento.
Além da vontade dos pais de fazer um RG para o bebê, a procura também aumentou em função da necessidade, como por exemplo, a Secretaria da Educação do Estado pede o documento no ato da matrícula da criança. O RG também é solicitado em consultas médicas, viagens, entre outros.
É o caso de Cleunice Borges Rodrigues, 32, mãe de Ana Luiza, de 3 meses, que precisou solicitar a carteira de identidade ao Poupatempo de Mogi, pois foi exigida no posto de saúde. "A UBS (Unidade Básica de Saúde) do meu bairro pediu o RG para fazer o cartão dela, mas é bom que, assim, eu consigo preservar a certidão de nascimento e andar só com a identidade, que é bem menor", frisou Cleunice.
O primeiro RG é gratuito e tem validade por 18 anos. Para solicitar a segunda via atualizada, é cobrada uma taxa de R$ 31,88. Vale ressaltar que a ida ao Poupatempo deve ser agendada pelo celular ou tablet, por meio do aplicativo SP Serviço, pelo telefone 0800-7723633 (Disque Poupatempo) ou no endereço eletrônico www.poupatempo.sp.gov.br.