O Café com Mogi News da próxima terça-feira (04/06) mostra como um gesto simples pode ser transformador. O novo episódio destaca o trabalho da ONG Junta que Ajuda, a primeira do Brasil a fazer o combate à fome com a reciclagem de lacres de latinha, atendendo comunidades vulneráveis do Alto Tietê. A entrevistada é a fundadora da ONG, Fernanda Campanile. 

O trabalho dos voluntários reunidos por Fernanda, que também traz em si a consciência ambiental, completou cinco anos em maio, e vem fazendo a diferença também com a campanha para arrecadação de itens para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com cinco caminhões repletos de doações enviados para as cidades de Canoas e Novo Hamburgo. 

Fernanda conta que viveu uma crise existencial por volta dos 22 anos, que a fez se voltar para o terceiro setor. “Bateu uma insatisfação, que eu não estava conseguindo contribuir e cumprir os meus acordos com Deus, e nas redes sociais vi sobre os lacres perguntei para um amigo”, contou. Assim surgiu a ideia de arrecadar os lacres, que foi abraçada por alguns amigos que se tornaram voluntários da Junta que Ajuda. 

Desde então, a fundadora vem se aprimorando no segmento e se cercando de pessoas que já atuam no terceiro setor para desenvolver o trabalho da ONG. Em parceria com outras instituições que já atuam nas comunidades, eles juntam forças e contribuem com a parte de alimentação, oferecendo principalmente a oportunidade para que todos se sintam pertencentes ao Junta que Ajuda. 

“É um movimento muito orgânico, e vem lacre até de avião, eu brinco. Tem gente que manda de longe. A gente abre uma oportunidade para todo mundo ser pertencente. A galera das comunidades junta os lacres, e às vezes a gente volta e tem muitos lacres esperando”, destaca, contando que a arrecadação acontece também nas escolas com a participação das crianças. 

A ONG tem como frase: “Juntos somos parte da solução”. “Uma pessoa só ela não vai mudar o mundo, a gente é bem consciente disso, mas a gente consegue mudar o nosso mundo e as pessoas que estão ali em volta, a gente consegue fazer esse movimento de incentivo”. Descubra como fazer coloborar com a Junta que Ajuda no site www.juntaqueajuda.com.br e nas redes sociais @juntaqueajuda  

Café

O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (04/06), no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube. 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98